Seguidores

terça-feira, 15 de abril de 2014

Como problemas emocionais se transformam em doenças?


A ideia de que fenômenos emocionais levam a alterações físicas é antiga. 

Em 1628, o anatomista inglês William Harvey (1578-1657) observou que todo mal-estar sentido na mente era direcionado para o coração. Hoje se sabe que o inconsciente interpreta e responde ao que chega ao cérebro por meio das terminações nervosas do corpo. É o que acontece quando levamos um susto, por exemplo. 
 (Foto: inforgráfico | Erika Onodera/Editora Globo)
 Contra uma possível ameaça, o cérebro dispara reações para enfrentá-la ou fugir dela.

“O coração acelera os batimentos para redistribuir o sangue para os músculos correrem ou lutarem e para o cérebro processar com rapidez toda essa situação. É por isso também que, para oxigená-los, a respiração fica mais rápida. É o chamado estresse, que envolve o sistema nervoso, hormonal e imunológico”, explica Artur Zular, presidente do Comitê Multidisciplinar de Medicina Psicossomática da Associação Paulista de Medicina. 

 Sem a fonte estressora, o corpo volta ao normal.

 Mas em caso de estresse permanente as coisas se complicam: os órgãos podem se esgotar, adoecer e o sistema imunológico tem sua ação inibida, facilitando o aparecimento de asma, alergias, gastrite, infecções e problemas cardíacos. Fontes: Artur Zular, Presidente do Comitê Multidisciplinar de Medicina Psicossomática da Associação Paulista de Medicina; Ricardo Monezi, pesquisador do Instituto de Medicina Comportamental da Unifesp; e Sérgio Hércules, vice-presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática.

Fonte: GALILEU

Nota do Blog:

Segundo o  André Lima  - Toda emoção vai produzir uma química no nosso corpo ... magoa, ansiedade, tristeza, raiva, medo etc., tem sua química que vai entrar  na corrente sanguínea  e vai provocar sensações e reações no nosso corpo.

As magoas, ansiedades, medos, insegurança, ansiedades auto estima baixa, depressão, traumas, pânicos etc.,  são somatório de bloqueios da energia que circula pelo meridianos que são  canais  que a acupuntura estuda a mais de 5000 anos e quando esses canais ficam bloqueados nos sentimos sensações desagradáveis  e a técnica  EFT ajuda a desbloquear energia e quando se desbloqueia energia a emoção se dissolve.

A EFT técnica prática e altamente eficiente e além do trabalho de André Lima, também recomendo, o trabalho de Nara Müller, que também tive a oportunidade de conhecer e é muito eficiente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário