Seguidores

sábado, 10 de maio de 2014

AS SETE LEIS HERMÉTICAS





Os Princípios da Verdade são Sete; aquele que os conhece perfeitamente possui a Chave Mágica, com a qual todas as Portas do Templo podem ser abertas completamente. (O Caibalion)

 "O TODO é mente; o Universo é mental".

 Nesse Princípio é dada a chave para entendermos e interpretarmos "quem" e "o quê" é esse mistério que colocamos o nome de "Deus". 

 O Hermetismo como uma ciência na área da filosofia tem o objetivo de descobrir o segredo de Deus, do Homem, da Natureza e do Universo. E a chave para essa descoberta é encontrada ao meditarmos sobre o Primeiro Princípio.

 Este princípio nos explica que o Universo é todo mental, ou seja, que todos os fenômenos da vida, incluindo a matéria e o espírito são Criações da Mente de Deus.

 O "Todo" da primeira frase refere-se ao que chamamos "Deus", que é infinito e indefinível ao nosso nível de comunicação. 

Ao afirmar que esse Todo é "MENTE", significa que Deus é, na verdade, a grande mente universal. Porém para entendermos realmente o que isso significa, devemos combinar o entendimento da segunda frase.

 Compreendendo essa Lei, podemos aplicá-la para a construção de uma vida mais plena e equilibrada, ou seja, podemos começar a construir um caminho de paz. Essa Chave se encontra dentro de nós e com ela podemos abrir portas nunca antes descobertas, entrar em um novo reino psíquico, mental e emocional de forma inteligente e consciente.

 Como diz "O Caibalion" livro de grande sabedoria de Hermes Trismegisto, "... este princípio explica a verdadeira natureza da Força, da Energia e da Matéria, como e por que todas elas são subordinadas ao Domínio da Mente". 

 Como dito logo a cima, são 7 princípios (Principio do mentalismo, correspondência, vibração, polaridade ritmo, gênero e causa e efeito).

 Princípios Herméticos são derivados do Primeiro principio, e com isso devemos recorrer ao Princípio da Correspondência ("o que está em cima é igual ao que está em baixo") para compreendermos o Primeiro Princípio.
 O Todo ("Deus") é "o que está em cima" e o "Universo" é "o que está em baixo". Isso significa que tudo manifesto é um reflexo do imanifesto, significa que o Universo é o Todo manifestado. Dessa maneira podemos dizer que o Hermetismo afirma que: o Universo é o corpo físico de Deus. 

 Sendo o Universo um corpo que está vivo, por trás existe uma mente. Esse é o motivo da expressão que "O Todo é MENTE". Sendo o universo Seu corpo e o Todo uma Mente, o Universo material no qual vivemos é uma existência dentro da Mente do Todo.

 Por isso afirmar também que o Universo é Mental. A matéria e tudo que compõe nosso universo, é somente um estado de vibração dentro da Mente do Todo - vemos aqui o Princípio da Vibração. 

 O universo ao ser o corpo manifestado do Todo e tudo esta dentro de Sua mente, concede ao Todo a característica de Onipresença, Onisciência e Onipotência. Eis um exemplo pelo qual falamos também que o Hermetismo é a fundamentação do simbolismo religioso.

 Resumindo... o Hermetismo afirma que Deus (O Todo) é manifestado, é uma MENTE, e que o Universo manifestado em que vivemos é um estado da sua mente (o material). 

 A tradição cabalista afirma que nós fomos feitos a imagem e semelhança de Deus, e isso é fundamentado também por esse Princípio. O Todo é Deus, e o Universo é também o ser humano. 

Pelo Princípio da Correspondência, nós somos a imagem e semelhança do Todo, do Universo manifestado.

 Somos um microcosmo. Esse Princípio também nos ensina sobre a existência de outros planos de existência, afinal o universo material que estamos é somente uma vibração existente dentro da Mente do Todo.

 Lembrem-se que "Na casa de meu Pai há muitas moradas". Para terminar devemos compreender somente mais uma coisa: motivo do Hermetismo existir. Nós somos a manifestação e estamos dentro da Mente do Todo, portanto estudar o mundo e decifrar os segredos da existência através da Ciência, penetrar dentro da nossa mente e descobrir os segredos que habitam dentro de nós, é desvendar a Mente do Todo, é conhecer Deus, é conhecer como o Universo e nossa vida funciona e seu papel na existência.

 Por isso que o antigo Oráculo de Delfos afirmou: "Conhece a ti mesmo e conhecerá os segredos dos Deuses e do Universo".

Fonte: Heremitican

Nenhum comentário:

Postar um comentário