Seguidores

quarta-feira, 30 de abril de 2014

O VENENO ESTA NA MESA 2


Após impactar o Brasil mostrando as perversas consequências do uso de agrotóxicos em O Veneno está na Mesa, o diretor Sílvio Tendler apresenta no segundo filme uma nova perspectiva. O Veneno Está Na Mesa 2 atualiza e avança na abordagem do modelo agrícola nacional atual e de suas consequências para a saúde pública. O filme apresenta experiências agroecológicas empreendidas em todo o Brasil, mostrando a existência de alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis, que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores.
Com este documentário, vem a certeza de que o país precisar tomar um posicionamento diante do dilema que se apresenta: Em qual mundo queremos viver? O mundo envenenado do agronegócio ou da liberdade e da diversidade agroecológica?
Você viu o primeiro filme?
Se não viu clique no link abaixo:

quarta-feira, 23 de abril de 2014

A LIÇÃO DO MESTRE



Um dia, dois discípulos chegaram junto ao mestre e perguntaram:

 _ Mestre, qual é a diferença entre conhecimento e sabedoria?

 Este respondeu-lhes: - Tome 20 grãos de ervilha e leve para casa.

 Amanhã bem cedo venha aqui, coloque-os no calçado e escale aquela montanha

 Ambos foram para casa.

 No dia seguinte começaram a escalada.

Logo nos primeiros passos, um dos discípulos começou a reclamar da dor, enquanto outro subia a montanha alegremente.
Ao chegar ao cume desta, um discípulo estava todo ferido, enquanto o outro estava alegre e sorridente. Indignado, o discípulo perguntou

: _ Como podes estar assim tão tranquilo, como se nada tivesse acontecido. Você trapaceou?

 _ Não. Apenas cozinhei os grãos de ervilha e os coloquei dentro dos sapatos.


Se o conhecimento não se transformar em sabedoria, ele é completamente inútil.

domingo, 20 de abril de 2014

Os sete chacras principais



Toda pessoa que se lançou sobre os temas bioenergéticos esbarrou, de imediato, no estudo dos chacras. Uma das primeiras coisas que vemos a respeito do assunto é que existem “sete chacras principais” e é justamente nesse ponto que surge uma divergência.

 Em alguns lugares veremos que os sete chacras principais são: Coronário, Cerebral (Frontal), Laríngeo, Cardíaco, Gástrico (Plexo Solar), Sexual (Genésico) e o Básico, e em outros lugares, ao invés do “Sexual teremos o Esplênico”. No Ocidente, quem divulgou mais a questão do Chakra do “baço ou esplênico” foi Charles Webster Leadbeater. 

Entretanto, ele tinha vários problemas em relação à sexualidade que podem ter tido origem no fato dele ter sido reverendo. Por esse motivo, ele suprimiu o estudo em cima do “Chakra Sexual” (dizia que era um centro perigoso para o desenvolvimento espiritual da pessoa) e colocou em seu lugar o “Chakra Esplênico”. A partir dele, outros autores ocidentais tomaram a mesma postura, esquecendo-se de que o “Chakra do baixo ventre” não é meramente um “Chakra de ativação da energia sexual”.

 Mas também um centro gerador de vida, pois é por sua ação (conjugada com o Chakra básico) que o feto é energizado e desenvolve-se e é também o controlador das vias urinárias. 

 Os Orientais não receberam essa mesma repressão sexual proveniente do Cristianismo; desta forma não hesitaram em classificar o “Chakra Sexual” como um dos centros de força principais e estudá-lo adequadamente.

 É natural que nesse momento o leitor esteja questionando porque o Chakra principal é o Sexual, como dizem os orientais e não o Esplênico como dizia Leadbeater e a resposta para essa questão é bem simples.

 Cada um dos chacras principais está ligado a uma glândula de controle. 

 O Chakra Coronário está ligado à Pineal, o Cerebral à Hipófise, o Laríngeo à Tireóide, o Cardíaco ao Timo, o Gástrico ou Umbilical ao Pâncreas, o Sexual aos Testículos (homem) ou Ovários (mulher) e o Básico, às glândulas Supra-renais, enquanto o Chakra Esplênico está ligado ao Baço, que não é uma glândula. 
 Não foi à toa que Leadbeater escolheu o “Chakra Esplênico para substituir o Sexual”. Ele tem uma função importante na questão da absorção de vitalidade para o corpo, sendo um repositor energético que ajuda o Chakra Cardíaco a distribuir a energia pela circulação do sangue e é através dele que penetra uma parte da energia do ambiente. 

Bem desenvolvido, favorece a soltura do duplo etérico e, conseqüentemente, o desenvolvimento da mediunidade, bem como a soltura do psicossoma em relação às projeções da consciência. Nos estudos mais atuais sobre Chakras já encontramos os dois sendo classificados e estudados, visando desenvolver um estudo mais completo.

Fonte: Ray Petez

Veja também:
Como abrir os chacras

sexta-feira, 18 de abril de 2014

PENSE COM SEU CORAÇÃO


Só se vê bem com o coração". E isso é bem verdade.

 Agora também nós sabemos que só se pensa bem com o cora­ção. Porque a história inteira de "da cabeça ao coração" é muito mais do que uma metáfora esotérica.

 Pesquisas recentes em torno do co­ração humano promovem descobertas sur­preendentes e deixam a suspeitar que a consciência poderia ser um esforço conjunto entre o coração e o cérebro. 

 Você sabia, por exemplo, que dentro do coração existe uma estrutura neuronal, que é parecida da estrutura com nosso cérebro?

 Que o coração afeta as funções do nosso cérebro?

Que o coração cria um campo magnético que é de 500 a 5000 vezes mais forte do que o campo do nosso cérebro? 
Um campo magnético, que afeta o sistema nervoso de outras pessoas e pode ser medido até vários metros de distância do corpo? Surpreendido? Na verdade, não tão estranho, enfim o coração é considerado em muitas tradições milenares como o centro da emoção, da intuição, da sabedoria, da paixão e do amor.

Como um importante centro espiritual e o portal para o verdadeiro Eu. Milhões de pessoas relatam que percebem sentimentos na área do coração. Mas, por anos estamos ouvindo: Não há nada! Finalmente agora, a ciência recuperou. Novos estudos não só mostram que o nosso coração é em si uma espécie de cérebro, mas também explicam como está se comuni­cando com o cérebro e como isso afeta nossa percepção e emoções. 

terça-feira, 15 de abril de 2014

Como problemas emocionais se transformam em doenças?


A ideia de que fenômenos emocionais levam a alterações físicas é antiga. 

Em 1628, o anatomista inglês William Harvey (1578-1657) observou que todo mal-estar sentido na mente era direcionado para o coração. Hoje se sabe que o inconsciente interpreta e responde ao que chega ao cérebro por meio das terminações nervosas do corpo. É o que acontece quando levamos um susto, por exemplo. 
 (Foto: inforgráfico | Erika Onodera/Editora Globo)
 Contra uma possível ameaça, o cérebro dispara reações para enfrentá-la ou fugir dela.

“O coração acelera os batimentos para redistribuir o sangue para os músculos correrem ou lutarem e para o cérebro processar com rapidez toda essa situação. É por isso também que, para oxigená-los, a respiração fica mais rápida. É o chamado estresse, que envolve o sistema nervoso, hormonal e imunológico”, explica Artur Zular, presidente do Comitê Multidisciplinar de Medicina Psicossomática da Associação Paulista de Medicina. 

 Sem a fonte estressora, o corpo volta ao normal.

 Mas em caso de estresse permanente as coisas se complicam: os órgãos podem se esgotar, adoecer e o sistema imunológico tem sua ação inibida, facilitando o aparecimento de asma, alergias, gastrite, infecções e problemas cardíacos. Fontes: Artur Zular, Presidente do Comitê Multidisciplinar de Medicina Psicossomática da Associação Paulista de Medicina; Ricardo Monezi, pesquisador do Instituto de Medicina Comportamental da Unifesp; e Sérgio Hércules, vice-presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática.

Fonte: GALILEU

Nota do Blog:

Segundo o  André Lima  - Toda emoção vai produzir uma química no nosso corpo ... magoa, ansiedade, tristeza, raiva, medo etc., tem sua química que vai entrar  na corrente sanguínea  e vai provocar sensações e reações no nosso corpo.

As magoas, ansiedades, medos, insegurança, ansiedades auto estima baixa, depressão, traumas, pânicos etc.,  são somatório de bloqueios da energia que circula pelo meridianos que são  canais  que a acupuntura estuda a mais de 5000 anos e quando esses canais ficam bloqueados nos sentimos sensações desagradáveis  e a técnica  EFT ajuda a desbloquear energia e quando se desbloqueia energia a emoção se dissolve.

A EFT técnica prática e altamente eficiente e além do trabalho de André Lima, também recomendo, o trabalho de Nara Müller, que também tive a oportunidade de conhecer e é muito eficiente.




domingo, 13 de abril de 2014

7 motivos para você meditar


“Meditação? Coisa de monge, não serve pra mim”, pensa o leitor.

 A ideia de parar, respirar fundo, acalmar a mente e afastar as distrações pode soar absurda diante das nossas rotinas diárias – quem tem tempo para isso? Contudo, seus benefícios podem fazer cada minuto investido valer a pena.

 Listamos a seguir sete razões para você dar uma chance à meditação (sem ter que entrar em um mosteiro):


 1 – Diminui a dor

 De acordo com estudo publicado no periódico Journal of Neuroscience (edição de 6 de abril de 2011), uma sessão de 1h30 de meditação pode diminuir pela metade a sensação de dor. Os participantes da pesquisa foram submetidos a um teste de dor antes e outro depois de meditar – e o efeito analgésico foi observado por meio de ressonância magnética. Outra pesquisa, divulgada em 2010 pela revista Pain, revelou que pessoas que meditam regularmente não se incomodam tanto com dores. Aparentemente, o fato de conseguirem focar no momento presente faz com que não antecipem tanto a dor, reduzindo seu impacto emocional.

 2 – Melhora sua vida sexual 

Aprender a manter o foco no presente (uma das habilidades desenvolvidas pela meditação) pode tornar as experiências sexuais mais prazerosas: de acordo com estudo publicado em 2011 pela revista Psychosomatic Medicine, o foco ajuda a afastar pensamentos que distraem e, assim, leva a pessoa a aproveitar o momento.  

3 – Evita armadilhas mentais 

Às vezes, ficamos presos a determinados hábitos e formas de pensar que nos atrapalham na hora de resolver um problema. “Essa dificuldade de se desfazer de respostas velhas, habituais e não adaptativas e adotar soluções melhores pode estar por trás de muitas das nossas dificuldades diárias”, diz o pesquisador Jonathan Greenberg Ben-Gurion, da Universidade de Negev (Israel). Em estudo divulgado pelo site PLoS ONE em maio de 2012, Ben-Gurion e sua equipe investigaram os efeitos da meditação na resolução de problemas. Depois de poucas semanas de treinamento, os participantes desenvolveram uma “mente aberta” e tiveram mais facilidade para adotar novas (e mais eficientes) estratégias para lidar com problemas.

 4 – Aumenta a resistência mental

 Segundo pesquisa divulgada pelo periódico Emotion, a meditação pode tornar uma pessoa mais resistente aos efeitos de situações traumáticas, como lutar em guerras. Durante oito semanas, um grupo de soldados da Marinha dos Estados Unidos realizou duas horas semanais de meditação. Em comparação com os outros, eles demonstraram um estado mental mais equilibrado, memória mais eficiente e maior capacidade de entrar em estado de alerta sem perder o controle das emoções – uma espécie de “armadura mental”.


 5 – Aumenta a empatia

 A capacidade de se colocar no lugar do outro e demonstrar benevolência pode ser reforçada por meio da meditação, de acordo com estudo publicado no periódico PLoS ONE em março de 2008. Depois de praticar meditação compassiva (que envolve pensar em entes queridos, direcionar a eles pensamentos positivos e expandir estes pensamentos para outros seres vivos), os participantes passaram a demonstrar maior atividade nas áreas do cérebro ligadas à empatia quando ouviam determinados sons (como a voz de uma pessoa pedindo socorro ou a risada de um bebê). 

 6 – Melhora sua capacidade de manter o foco 

Em estudo divulgado pela revista Psychological Science em 2010, os participantes tiveram que desempenhar uma demorada e tediosa atividade em um computador. Depois de sessões de meditação budista, eles tiveram mais facilidade em perceber detalhes e manter a atenção enquanto realizavam a tarefa. 

 7 – Fortalece seu cérebro 

 Até aqui, falamos sobre benefícios para a mente. Será que a meditação pode provocar alterações físicas no cérebro? Em pesquisa publicada no periódico Frontiers in Human Neuroscience em março de 2012, os participantes que praticavam meditação há anos apresentavam mais “dobras” em seu córtex cerebral – e, como consequência, eram capazes de processar informações com maior facilidade.

 Em outro estudo, divulgado na revista NeuroImage em julho de 2011, foi constatado que adeptos da meditação têm ligações mais fortes entre áreas do cérebro e apresentam menos efeitos de atrofia cerebral ligados ao envelhecimento.

 E então, leitor? Pronto para dar uma chance à meditação?[Live Science]

Fonte: Hype Science

Mais sobre o tema:  MEDITAÇÃO

sábado, 12 de abril de 2014

PLANETA TERRA - TODAS AS ESPÉCIES ESTÃO LIGADAS.


sexta-feira, 11 de abril de 2014

Por que os inteligentes também são estúpidos ?

Esta é mais uma história sobre como a gente se conhece pouco.

 E começa com uma pergunta aritmética simples: se um taco e uma bola custam um real e dez centavos, quanto custa a bola, sabendo que o taco custa um real a mais que a bola? 
Se você deu dez centavos como o preço da bola, você deu a resposta óbvia e errada. 

 Propondo este tipo de pergunta para centenas de pessoas, durante cinquenta anos, o professor e ganhador do Prêmio Nobel Daniel Kahneman demonstrou que o homem só acha que é racional, mas quando confrontado com uma situação de incerteza, ele não avalia cuidadosamente as alternativas, e sim apenas toma um atalho, que na maioria das vezes resulta em um erro.

 O problema é que as pessoas tem viés de decisões, ou seja, elas tendem a pensar e agir de certa forma. E saber que tem este viés não ajuda a evitar o mesmo, disse Kahneman. Após tantos anos estudando os viés do pensamento, ele não conseguiu se livrar dos próprios. 

 Um dos viés pode ser demonstrado de forma simples: em um lago existe uma “ilha” de aguapés, e a cada dia esta ilha dobra. Em 48 dias, o lago é coberto completamente pelo aguapé.

Quando é que o lago estava coberto pela metade? 

A tendência das pessoas é dividir 48 dias por dois, e dar a resposta errada, 24 dias, quando o certo é 47 dias. O curioso é que pessoas mais inteligentes (segundo a avaliação do SAT, exame padronizado dos EUA) são mais vulneráveis a estes erros.

 Mais de metade dos estudantes de Harvard, Princeton e do MIT (universidades conceituadas americanas) deram respostas erradas para o teste da bola e do taco. E mais, os estudos do professor Kahneman mostram que geralmente somos mais capazes de perceber estes erros e viéses nos outros, em vez de em nós mesmos.

 Identificamos prontamente excesso de autoconfiança, predições extremas e a falácia do planejamento – a tendência de subestimar a duração de um projeto -, nos outros, mas somos cegos a estes mesmos problemas em relação a nós mesmos

. E fazer uma introspecção não ajuda nada.

 Você entra em uma ego-trip, tentando se conhecer, mas o problema é que um exame consciente não vai encontrar a raiz do problema, que é inconsciente.

 Você parte para uma busca do autoconhecimento, e acaba não se conhecendo.

 A propósito, a bola custa cinco centavos.

Mas isto você já sabia, não sabia?

quinta-feira, 3 de abril de 2014

De quem você tem mais medo? De Deus ou do Diabo?



O auto conhecimento, tem seus aspectos difíceis  e também seus aspectos interessantes, gratificante e até mesmo surpreendente, a medida que alguma sincronia começa a acontecer.

Estava ouvindo uma aula do André Lima sobre EFT, no meu celular enquanto realiza uma atividade.

Tem uma parte em que o André Lima, orienta as pessoas a escrever algum problema ou algo que queira compreender ou superar,  e depois simplesmente esquecer o que escreveu enquanto ouve uma sessão de atendimento que ele fez,  que duraria mais ou menos uma hora e no final desse tempo, ele pede  para voltar no que havia escrito e ver o que mudou.

Esse curso que estou fazendo de EFT é voltado para  relacionamento e limpeza  emocional, mas, tenho adaptado para   a minha necessidade mais urgente.

Escrevi:

"Difícil ou quase impossível me comunicar com a supra consciência a  cada momento... como se ela fosse Deus fora e não dentro de mim.


Fiz a anotação e continuei a atividade esperando a continuidade do áudio.

Curiosamente, mesmo travado o celular no bolso, o áudio simplesmente mudou e iniciou um outro áudio de um outro curso que havia adquirido sobre EFT e os chakras de Nara Müller.

Como não queria parar a atividade que esta fazendo, para buscar o áudio anterior, deixei tocar o áudio  e esqueci por completo o que o Andre Lima estava falando e propondo.

Essa proposta de trabalho sobre EFT e os chakras é muito interessante, mas o foco dele,  é para a parte financeira e tenho adaptado a exemplo do que tenho feito com o material do André Lima, a parte interna  que pretendo compreender e também aproveitado o conteúdo para remover as crenças ligado ao tema do curso adquirido, ou seja, tenho realizado dois trabalhos em paralelo.

Num dado momento do vídeo a Nara Müller, propõe um exercício,  em que devemos colocar na nossa frente uma pessoa autoritária e de preferência alguém da família.
Esse trabalho, tem como um dos objetivos - remover bloqueis feitos na infância, nos chakras básicos e que estão na atualidade nos sabotando.

O trabalho que a Nara Muller realiza é fantástico e assim que tiver tempo, pretendo desenvolver algum material sobre o mesmo ou conseguir dela um material para publicar no blog.

Busquei uma pessoa autoritária ... veio a imagem do meu pai.
Meu Pai? Mas,  meu pai não era autoritário?!

Hum! Em que aspecto  ... ele era autoritário quando eu era criança!

Eureka! Na parte espiritual.

Ele era muito exigente e queria impor tudo ... e de repente uma voz saltou na minha cabeça!

"Quando você era criança tinha mais medo de Deus do que do Diabo"
Caramba! Por um momento vi que  essa frase era muito verdadeira e muitas lembranças vieram.

Veio outro insight ... esse medo de Deus continua em seu subconsciente e esse é um dos motivos que tem impede de ter acesso a sua supraconsciência ...

Por um momento vi quanta pressão psicológica, sofrimentos, torturas etc., as pessoas sofrem diariamente nas diversas seitas religiosas em nome de Deus.

Realmente a humanidade tem mais motivos para temer Deus do que o Diabo.

Friedrich Nietzsche ao dizer que "Deus está morto" nos convida a um profunda reflexão ... as "religiões" mataram Deus...

Deus está morto! Deus permanece morto! E quem o matou fomos nós! Como haveremos de nos consolar, nós os algozes dos algozes? O que o mundo possuiu, até agora, de mais sagrado e mais poderoso sucumbiu exangue aos golpes das nossas lâminas. Quem nos limpará desse sangue? Qual a água que nos lavará? Que solenidades de desagravo, que jogos sagrados haveremos de inventar? A grandiosidade deste acto não será demasiada para nós? Não teremos de nos tornar nós próprios deuses, para parecermos apenas dignos dele? Nunca existiu acto mais grandioso, e, quem quer que nasça depois de nós, passará a fazer parte, mercê deste acto, de uma história superior a toda a história até hoje!
Friedrich Nietzsche

Esse mês irei fazer alguma sessões de RTS  para explorar mais essas crenças limitantes.