Seguidores

domingo, 2 de agosto de 2015

Meditação auxilia alunos na redução do estresse

Texto originalmente publicado em Eco Rede Social

As aulas de Educação Física da escola municipal Lupércio Belarmino da Silva, em Florianópolis, contam com momentos de meditação. 

A coordenadora do projeto é a professora Rosângela, que promove a prática com alunos de seis a nove anos de idade, que estão cursando do 1º ao 4º ano do Fundamental. 

O objetivo da ação é reduzir o estress dos estudantes.

 No início das aulas, os alunos se sentam em roda e repetem “Eu estou em paz”, intercalando as falas com respirações profundas. O processo dura de três a cinco minutos e os estudantes afirmam que se sentem melhores. 

“Fico mais tranquila, mais em paz. Parece que tirei um peso das minhas costas depois de tudo o que aconteceu durante o dia”, relata Madelaine, do 3º ano. 

Rodrigo, da mesma turma, percebe melhoras nos colegas e nele mesmo. “Eu me sinto bem melhor e toda a escola também fica em paz”, conta.

 BENEFÍCIOS PARA O CORPO E A MENTE

 A meditação aprimora a memória, atenção, concentração, criatividade e a capacidade dos alunos de absorção dos conteúdos, além de ajudar na interação com os colegas. E mais: diminui a ansiedade, melhora o humor e o comportamento dos praticantes e ajuda no tratamento de dores – de cabeça, musculares e nas articulações.

 MENOS STRESS 


Além da metidação, Rosângela promove yoga em suas aulas, a partir do método “Yoga na Educação”, criado pela professora francesa Michelina Flak e pelo professor e filósofo suíço Jacques De Coulon.

 A prática é aplicada no contexto escolar de maneira acessível e profunda. Com pequenas sequências de exercícios físicos, respiratórios e mentais, visa também reduzir o estresse e contribuir para a harmonização das crianças e do grupo. 

 “O exercício cria uma atmosfera acolhedora que faz com que as crianças se divirtam enquanto desenvolvem não apenas força, coordenação, flexibilidade e equilíbrio, mas também consciência, melhora na capacidade de concentração, foco e autoconfiança”, conta Rosângela.

 VIRANDO BICHO COM YOGA 

Por meio do livro “Virando bicho com Yoga”, de Ana Paula Zampetti, Rosângela utiliza as posturas de diferentes animais para trabalhar a prática com os alunos, respeitando cada faixa etária. O objetivo é aprimorar a concentração dos participantes e proporcionar momentos de relaxamento. Para a professora, “por meio da meditação, as crianças não ficam tão propensas ao estress, preocupações e doenças.

 Também desenvolvem laços mais fortes com todos os seres e diminuem a necessidade de competir com os semelhantes”. A educadora salienta que as práticas desenvolvidas não tem fins religiosos. “O objetivo é reduzir a violência escolar e proporcionar um ambiente mais saudável e harmonioso,além de melhorar a atenção, a memória e o bem estar dos alunos e do educador”, completa. 

 Foto: Divulgação/Escola Lupércio Belarmino da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário