Seguidores

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Momentos de descanso e meditação podem fazer bem para o cérebro




Momentos de descanso e meditação podem fazer bem para o cérebro Bem Estar desta sexta-feira (2) explicou os benefícios do ócio no dia a dia.

 Programa mostrou também quais as vantagens da meditação; confira. Quando chega o feriado, muita gente aproveita para descansar e relaxar.

 No Bem Estar desta sexta-feira (2), o psiquiatra Daniel Barros e o neurologista vascular Alexandre Pieri explicaram que esses momentos de descanso da mente podem beneficiar o cérebro. Segundo os especialistas, às vezes momentos de ócio, como ler um livro ou ouvir uma música, por exemplo, ajudam a desacelerar algumas regiões cerebrais e podem fazer bem.

O problema, segundo o psiquiatra Daniel Barros, é o exagero - o ideal é ter momentos de ócio, mas não deixar isso virar um excesso já que o equilíbrio é fundamental.

 Há diferenças, no entanto, entre o ócio do descanso e o ócio durante o sono - quando a pessoa dorme, maior parte do cérebro fica lenta; já quando ela descansa, algumas áreas ficam mais ativas do que outras.

Algumas pessoas, porém, têm dificuldade em se desligar e não conseguem parar de pensar nos problemas e complicações mesmo nos momentos de folga - segundo o neurologista Alexandre Pieri, esse estresse crônico pode "esquentar" muito o cérebro e queimar a massa cinzenta.

O psiquiatra Daniel Barros acrescenta ainda que pensar muitas vezes na mesma coisa pode causar ansiedade. Uma das maneiras de resolver isso é através da meditação - pegar uma vela, por exemplo, e ficar olhando para ela pode ajudar a "limpar" a cabeça e a relaxar.

 Vale ressaltar, porém, que a meditação não aumenta a criatividade, apenas esvazia a mente e relaxa, além de outros benefícios.

A criatividade e as ideias, portanto, vêm dos momentos de devaneio e descanso, como explicou o médico.

Veja os vídeos com a reportagem completa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário